<!-- Google Tag Manager --> <!-- End Google Tag Manager --> O que é futon turco? sua história e usos - Rei Do Futon
Atendimento: 41 992115823
história do futon turco
O que é futon turco?
 
 
E o futon turco? O futon é um tipo de colchão baixo e que pode ser encontrado em diversos tamanhos e modelos. Devido a essa variedade, hoje ele possui distintas finalidades, podendo ser utilizado desde sofás até beiras de piscinas.
O que significa futons?
 
 
A palavra “futon” significa “cama” em japonês. Os japoneses usam a palavra “shikibuton” para descrever a parte real do colchão da cama – a parte que hoje chamamos de “futon”. A cama futon é prática e fácil de usar.
O que tem dentro do futon?
 
 
Os futons são baixos, com cerca de 5 cm de altura, e têm no interior algodão, lã ou material sintético. Vendem-se conjuntos no Japão que incluem o colchão (shikibuton), o edredon (kakebuton) e a almofada (makura). Estas almofadas enchem-se com feijão verde, trigo negro ou peças de plástico.

A capa do pufe guarda em seu interior uma futonete mini solteiro em sarja cru, dobrada em três. Basta desdobrar o futon para deitar ou hospedar um solteiro no colchonete.
Para guardar, nada mais simples: dobrar novamente o futon e guardar na capa fechada com zíper.
Ideal para quartos infantis e brinquedotecas, o Futon Pufe é a opção para hospedar crianças, adolescentes e até adultos de forma ocasional.

Futon Puff
Como abrir o pufe e estender o futon: de fácil manuseio, basta virar o pufe de ponta cabeça, abrir o zíper da capa e desdobrar o futon.
Como guardar o futon: depois do uso, guardar novamente o futon dobrado em 3 dentro da capa pufe, fechar o zíper e virar o pufe de volta (forro preto no piso).

futon basico

Futon com espessura de 16 cm e borda estilo “classic”, disponível em várias dimensões padrões e sob medida.

O recheio do Classic 16 é variável em função da finalidade de uso.
Para ambientes internos, enchimento de algodão e espuma tipo Evolução ou Flex.
Para ambientes de alto trânsito, cozinha, spa, banheiro ou varandas cobertos, o recheio é Soft. Veja a aba “Informações técnicas”.
Para vida prolongada, recomendamos o Classic 16 com miolo do tipo Evolução.

O revestimento pode ser escolhido na maioria dos nossos tecidos e em adequação com o uso.

O Classic 16 é indicado para sofá e sofá-cama, por ser dobrável em L e oferecer qualidades de grande conforto, tanto no uso de sofá quanto de colchão.

Futon marroquino com espessura de 13 cm e borda estilo “turco”, disponível em várias dimensões padrões e sob medida.

O enchimento do Turco 13 é variável em função da finalidade de uso.
Para ambientes internos, recheio de algodão e espuma Evolução ou Flex.
Para ambientes de alto trânsito, cozinha, spa, banheiro ou varandas cobertos, recheio Soft.
Veja a aba “Informações técnicas”.

O revestimento pode ser escolhido na maioria dos nossos tecidos e em adequação com o uso.

O Turco 13 é um futon muito estiloso. Conforme for o tecido do revestimento, ele combina com qualquer ambiente e estilo de decoração, seja casa de campo ou loft paulista.

Acabamento da borda: turco

Enchimento para uso interno:
– Evolução: algodão cardado e espuma alta resiliência (top de linha, maior durabilidade)
– Flex: algodão cardado e espuma média resiliência (melhor custo/beneficio)

Enchimento para uso interno de alto trânsito:
– Soft: espuma alta densidade, fibra acrílica

Enchimento para uso em varanda coberta:
– Soft: exclusivamente com revestimento em lonita inOut


Os futons foram inventados há mais mais de três mil anos no Oriente, e na época os modelos não chegavam nem a 10 centímetros. Isso porque a sua principal finalidade era ser flexível, podendo ser dobrado e guardado em qualquer canto da casa.

Futons: origem e diferentes modelos | OMA

Venho observando nos últimos tempos o uso cada vez mais recorrente de futons na decoração, e não é à toa. Essas almofadas especiais, além de terem uma origem milenar e serem muito confortáveis, podem ser grandes aliadas na decoração do seu lar. Por isso, decidi trazer aqui um pouco da história desse item tão curioso e dos diferentes tipos de futons que você pode achar por aí.

Os futons foram inventados há mais mais de três mil anos no Oriente, e na época os modelos não chegavam nem a 10 centímetros. Isso porque a sua principal finalidade era ser flexível, podendo ser dobrado e guardado em qualquer canto da casa.

A peça chegou ao Brasil durante o século XX junto dos imigrantes japoneses, e desde então marca presença em muitos lares brasileiros. Mas assim como quase todo item que é ‘importado’ de fora, o futon sofreu algumas modificações, resultando em modelos mais grossos e robustos no Ocidente.

Levando em conta essa variação de tamanhos e modelos, decidi listar aqui alguns tipos diferentes de futons com suas respectivas características para que você possa avaliar qual você acha mais bonito e qual se insere melhor nas necessidades do seu lar. E no final do post, você pode conferir algumas boas dicas para limpeza dos futons.

Shikibuton: Esta é definitivamente a versão mais parecida com a inventada pelos orientais há mais de três mil anos. O Shikibuton era usado sobretudo como cama, podendo ser dobrado e guardado com facilidade.

Fotos: Airweave/ Reprodução

Além disso, os futons podem ser usados com a mesma utilidade do que almofadas, sejam elas grandes ou não.

Zabutons: Este é o modelo de futon mais conhecido no Ocidente. Os Zabutons possuem o formato de uma pequena almofada com poucas pregas, e são muito usados para revestir o assento de cadeiras, bancos, ou mesmo como assento para refeições com mesas mais baixas. 

Fotos: Japan Objects/ Reprodução

Futon Turco: Este modelo é parecido com os Zabutons, mas é mais grosso e tem pregas mais demarcadas. Devido a sua grossura, ele é mais indicado para ser utilizado diretamente no chão do que os Zabutons. E há até mesmo quem utilize os futons turcos como cama para animais de estimação.

A melhor forma de cuidar dos futons é aspirar sempre que possível para que não haja acúmulo de poeira no tecido. Mas se você não tiver um aspirador, passar um pano liso e seco por cima já resolve. E como o revestimento não é removível, uma boa dica que deixo aqui é limpar os futons com pouquíssima água, assim você evita que fiquem úmidos e, consequentemente, com mofo.

receba dicas, novidades e ofertas!